5 de fevereiro de 2020

Mercado de Impressoras – Crescimento, Tendências, Impacto do COVID-19 e Previsões (2023 – 2028)

Visão Geral do Mercado

O mercado global de impressoras foi responsável por US$ 42,35 bilhões em receita em 2020. Espera-se que atinja US$ 54,83 bilhões até 2026, registrando um CAGR de 4,55% durante 2021-2026. Com o surto de COVID-19, as pessoas começaram a estocar itens essenciais de bloqueio, uma tendência no mercado de impressoras domésticas que cresceu consideravelmente em meio a situações de trabalho em casa. Por exemplo, de abril a junho de 2020, a Brother Industries Limited experimentou um aumento na demanda e testemunhou um aumento de 30% nas vendas de suas impressoras a laser momo e 42% em impressoras a laser coloridas, atendendo principalmente ao ambiente doméstico.

  • A indústria global de impressão está experimentando um aumento significativo nos mercados emergentes, incluindo China, Índia e região da ASEAN. Instâncias recentes, como a HP, introduziram as primeiras impressoras HP Neverstop Laser de alta capacidade do mundo no mercado indiano, oferecendo acessibilidade e reduzindo as interrupções comuns de impressão por meio de inovações e integração digital. Da mesma forma, a Canon lançou sete novas impressoras de tanque de tinta na Índia. As impressoras PIXMA G Series apresentam um mecanismo de recarga de tinta sem gotejamento e mãos livres e um cartucho de manutenção substituível pelo usuário para um tempo de inatividade mínimo nos segmentos doméstico e empresarial.
  • Espera-se também que o ecossistema de tintas evolua junto com a impressão a jato de tinta. Atualmente, as tintas à base de solvente, à base de água e à base de UV são amplamente utilizadas, com as tintas LED crescendo continuamente. O mercado também está experimentando a introdução de sistemas híbridos UV/água. No entanto, um custo de tinta relativamente alto continua sendo a principal preocupação, levando a menores taxas de troca de fornecedores de analógico para digital. Espera-se que o aumento de aplicativos e economias de escala reduzam o preço das tintas durante o período de previsão. Além disso, os vários benefícios oferecidos pelas impressoras multifuncionais estão aumentando ainda mais o crescimento do mercado entre as pequenas e médias empresas e usuários individuais.
  • Os fornecedores de mercado estão investindo consistentemente no desenvolvimento de impressoras sem fio para corresponder à infraestrutura de rede em rápido avanço dos países. Por exemplo, em maio de 2021, a Zebra Technologies Corporation lançou a impressora ZSB Series, sua primeira solução de impressão de etiquetas sem fio projetada para o mercado de pequenos escritórios domésticos (SOHO). Inclui cartuchos de etiquetas ecologicamente corretos, um designer de etiquetas moderno e software de aplicativo móvel, além de oferecer uma experiência baseada em nuvem com recursos de impressão rápida.
  • A introdução de práticas ecologicamente corretas está passando por mudanças significativas nas atividades e nos processos. Além de várias novas iniciativas para indústrias de impressão, setores de usuários finais e fornecedores do mercado estão tentando reutilizar, reduzir e reciclar. 
 

Escopo do Relatório

O estudo define Impressora como um dispositivo que utiliza texto e gráfico como entrada de um computador e realoca as informações para o papel. O Estudo cobre ainda a receita gerada pelas vendas de hardware de impressora. 

Com base na funcionalidade, o mercado foi segmentado em tipos multifuncionais e autônomos.

O mercado estudado é segmentado com base no tipo de tecnologia em impressora matricial, impressora a laser, impressora a jato de tinta e outros tipos de tecnologia e analisado com base nos tipos de saída e nas tendências que o mercado está experimentando em várias regiões do mundo.

O estudo abrange ainda os segmentos baseados na conectividade, onde os dispositivos sem fio considerados no escopo possuem suporte para Bluetooth e impressoras Wi-Fi e com fio que se conectam ao dispositivo via USB ou fios proprietários. Da mesma forma, com base nos recursos de impressão em cores, as impressoras são segmentadas por Monocromático e colorido.

Os aplicativos de usuário final são ainda mais segmentados para incluir residenciais, comerciais, educacionais, empresariais, governamentais e outros nos principais mercados geográficos.

Principais Tendências do Mercado

Espera-se que a adoção de impressoras multifuncionais cresça significativamente

  • A demanda por multifuncionais cresceu consideravelmente nos últimos anos, à medida que os consumidores se tornaram mais neutros em termos de energia. As necessidades de energia de várias impressoras autônomas em um local de trabalho são altas, forçando as organizações a desenvolver estratégias de gerenciamento de impressão que incluem a atualização de seus equipamentos e o gerenciamento de impressão, cópia e centro de correio.
  • Empresas como Ricoh, HP, Canon e EPSON investem regularmente em P&D e lutam constantemente para melhorar suas ofertas. Por exemplo, em janeiro de 2021, a Ricoh lançou o monocromático RICOH IM 9000/8000/7000, refletindo uma representação completa de todas as ofertas críticas em sua linha de MFPs avançados. Para rivalizar com isso, em abril de 2021, a Epson lançou a impressora multifuncional A3 monocromática WorkForce Enterprise WF-M21000 que imprime a 100 ppm ISO.
  •  Os MFPs também são mais seguros do que as impressoras independentes. Como eles utilizam um número menor de unidades e uma variabilidade reduzida de máquinas, os riscos são baixos, tornando a segurança mais acessível para a equipe de TI do que as impressoras de mesa individuais.
  • O Japão observou uma grande queda no volume de impressão de multifuncionais em abril e maio de 2020, enquanto o volume de impressão de multifuncionais da Tailândia foi significativamente impactado em abril, maio e julho de 2020. Os fornecedores no mercado dependiam amplamente da receita de serviços em vez da receita de produtos de impressão durante a pandemia.
 

Região Ásia-Pacífico mostrará crescimento significativo

  • A Ásia-Pacífico está testemunhando o aumento da demanda no mercado de impressoras, já que muitos players importantes do mercado estão operando na região. O Japão é o lar de muitos desses participantes do mercado, que também é um mercado doméstico para empresas como Canon Inc., Seiko Epson Corporation, Ricoh Co., Ltd, Fujifilm Holdings Corporation, Brother Industries Ltd, etc. 
  • As vendas de hardware de impressão da região caíram devido a restrições nos negócios dos clientes, o que resultou na queda nas vendas de consumíveis relacionados. Os fornecedores do mercado testemunharam um aumento nas vendas de impressoras a jato de tinta devido à captura da demanda por trabalhar e aprender em casa em países como China e Japão e a recuperação do mercado em alguns países emergentes em condições de educação e trabalho remoto.
  • Os usuários finais da região também estão adotando novas tecnologias para seus requisitos de impressão. Os fornecedores do mercado também estão se concentrando em estender seu alcance em países em desenvolvimento como a Índia. Por exemplo, em setembro de 2020, a Canon India anunciou que a Replika Press Pvt. Ltd. instalou a VarioPrint i300, uma impressora digital colorida jato de tinta B3 com alimentação por folha. A Replika Press tornou-se a primeira empresa na Índia a instalar a solução, uma tecnologia avançada de jato de tinta.
  • Além disso, em janeiro de 2021, a Pantum, desenvolvedora e fabricante de impressoras a laser e soluções de impressão, anunciou o lançamento da impressora Elite Series, incluindo o modelo de impressora a laser colorida e a impressora a laser A4 no mercado indiano.
  • A impressão comercial e promocional, como calendários, agendas, brochuras, catálogos, etc., foi severamente impactada, pois muitas empresas mudaram para o digital. Por exemplo, a Life Insurance Company (LIC) cancelou a impressão de diários em 2020, e muitos outros departamentos e empresas governamentais seguiram o mesmo.
 

Cenário competitivo

O mercado global de impressoras é moderadamente consolidado, com uma participação majoritária adquirida por poucos players globais. Altos investimentos em P&D, lançamentos de novos produtos, iniciativas de mercado, fusões e aquisições, parcerias, colaborações, são as principais estratégias de crescimento adotadas pelas empresas para sustentar a concorrência. Os principais players do mercado são Canon, Xerox, Ricoh e Konica Minolta

  • Julho de 2021 – A Epson America, Inc recebeu um contrato da Sourcewell para seu portfólio de soluções de imagem digital, incluindo impressão a jato de tinta comercial, cópia, hardware de digitalização e impressoras de grande formato. O contrato com a Sourcewell abre novos caminhos para os parceiros da Epson Business First fornecerem tecnologia de jato de tinta comercial de alta qualidade para as muitas instituições que confiam na Sourcewell.
  • Julho de 2021 – A Xerox apresentou as impressoras multifuncionais (MFPs) Xerox AltaLink C8100 e Xerox AltaLink B8100 Series para oferecer melhor suporte aos ambientes de trabalho flexíveis devido à pandemia, aprimorar as empresas para aumentar sua transformação digital com acesso aos aplicativos ConnectKey.
  • Julho de 2021 – A Konica Minolta Business Solutions apresentou a linha AccurioPress C7100 de impressoras digitais coloridas repletas de tecnologia inovadora para ajudar as empresas a crescer de forma mais lucrativa. O novo modelo AccurioPress C7100 oferece 100 páginas por minuto (ppm) com o AccurioPress C7090 a 90ppm.
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